Biossegurança

Aprenda a higienizar suas brocas de tungstênio e diamantada

Limpeza e Esterilização das brocas de tungstênio e diamantadas para unhas

No salão é essencial que todas as Brocas e equipamentos devem estar devidamente limpos e desinfetados antes de entrarem em contato direto com o cliente, hoje vamos te ensinar como higienizar e esterilizar as suas brocas da American Burrs Nails e deixa-las como novas.

Por que esterilizar suas brocas?

Higienizar e esterilizar as brocas muitas vezes é um procedimento deixado de lado por muitas profissionais, porém é um processo extremamente importante e vamos te dizer o porque.

A esterilização é uma etapa que visa a eliminar todas as formas de micróbios que possam contaminar suas brocas. São eliminados durante a esterilização das brocas organismos como vírus, bactérias e fungos.

Além de oferecer total segurança para as suas clientes no procedimento de alongamento, você também garante que suas brocas se mantenham eficientes, ganhando tempo em mesa a cada atendimento.

Esterilizando Brocas de Tungstênio

A limpeza e esterilização adequada das Brocas de Desgaste (Tungstênio) devem seguir alguns passos:

1. Primeiro, você deve utilizar a Escova de Limpeza Cleanbrush CBA20 para remover os resíduos de gel que ficam impregnados nas lâminas da sua broca, veja o vídeo de exemplo:

2. Após a limpeza, mergulhe completamente as brocas no Detergente enzimático que é uma solução feita com enzimas capazes de dizimar micro-organismos presentes em restos de material orgânico, além disso ele fará com que a sujeira se desprenda com facilidade.

Você deve diluir o Detergente enzimático geralmente na proporção de 1mL do produto para cada 1 litro de água, deixando agir por até 5 minutos.

A temperatura da água para ter maior eficácia do produto deve estar de 30º a 40ºC. Na sequência enxaguar com água de boa procedência em abundância.

Seque de imediato as suas brocas após enxaguar. Nunca deixe-as secar sozinhas, pois isso poderá causar manchas na sua broquinha.

3. O próximo passo é autoclavar as suas brocas, tenha certeza que as brocas estão secas e sem resíduos. Sele as brocas no envelope próprio para o processo de esterilização. Com isso basta colocar na autoclave e suas brocas vão ficar completamente limpas e esterilizadas, garantindo total segurança para suas clientes.

Você pode seguir os mesmos passos para esterilização de Brocas de Cerâmica.

Esterilizando Brocas Diamantadas

A esterilização das Brocas Diamantadas Ultradiamond segue os mesmos princípios das Brocas de Tungstênio, com uma pequena diferença:

1. As Brocas de Diamante são mais sensíveis a escova de limpeza de Aço, se utilizada além de remover os resíduos você pode acabar removendo também os diamantes da sua Broca Diamantada.

Para evitar que isso aconteça e sua Broca Diamantada tenha a maior durabilidade possível utilize uma escova simples de nylon. Com movimentos suaves você pode remover os resíduos de gel que ficam impregnados nos diamantes da sua broca.

2. Após a limpeza, os passos são os mesmos:  mergulhe completamente as brocas no Detergente enzimático e seque de imediato as suas brocas após enxaguar. Lembre de seguir as orientações anteriores e nunca deixar suas brocas diamantadas secarem sozinhas.

3. O processo na autoclave também é exatamente igual: Com as Brocas Diamantadas secas e sem resíduos. Sele as brocas no envelope próprio para o processo de esterilização. E coloque na autoclave.

As Brocas perdem o corte depois de autoclavadas?

Sabemos que muitas profissionais Nail Designers tem dúvidas sobre a durabilidade do corte da Broca após o processo na autoclave.

Existe a possibilidade da perda do corte quando são autoclavadas, porém isso só acontece depois de muitos processos de uso e autoclavagem e principalmente nas Brocas Diamantadas, geralmente as Brocas de Tungstênio não sofrem grandes perdas de corte depois de autoclavadas.

Para manter o corte por muito mais tempo mesmo depois da autoclave você deve sempre seguir os passos desse post, colocando as brocas na autoclave somente limpas, secas, inspecionadas e embaladas.

Existem profissionais que fazem todos os processos acima e ainda utilizam a mesma broca durante muitos meses, algumas até por anos. O que realmente causa uma grande perca de corte e deixar as suas brocas com resíduos de produtos por um longo período, então a esterilização é essencial.

Além disso no Brasil a ANVISA recomenda fortemente que as Brocas de unhas sejam preferencialmente esterilizadas em autoclave, com isso garantindo a segurança das suas clientes no salão durante o processo de alongamento, manicure russa e etc.

As dicas desse artigo podem parecer básicas, mas fazem toda diferença no seu salão! Um bom processo de biossegurança pode ser um grande diferencial, mostra que você se preocupa com a saúde de suas clientes e além disso te ajuda a utilizar suas brocas por um longo período.

Gostou das dicas? Comenta!

Uma resposta em “Aprenda a higienizar suas brocas de tungstênio e diamantada

  1. Laura Ramos disse:

    Amei, agora é só colocar em prática e manter meus materiais por mais tempo de vida útil. Obrigado pelo carinho de nos ajudar a entender melhor esse grande inverso de Brocas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *